Reserva Charly DIAMOND CROSS ST LIGHT

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Reserva Charly DIAMOND CROSS ST LIGHT

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Dirigível e super leve

O novo DIAMONDcross ST da Charly apresenta três principais inovações:

  1. Ele possui uma velocidade de avanço definida na direção diagonal com o efeito de uma velocidade de afundamento significativamente reduzida . Isso resulta, por um lado, em uma relação de aspecto mais alta em comparação aos dosséis cruciformes convencionais, a propulsão ocorre principalmente para um lado e, por outro lado, no fluxo de ar assimétrico dos lados convexos do dossel DIAMONDcross, recebendo, assim, uma força ascendente perfil otimizado.

  2. O movimento horizontal, típico de todos os dossel redondo moderno e dossel cruciforme, pode ser direcionado para o DIAMONDcross ST em uma determinada direção, se necessário . Obstáculos como, por exemplo, linhas de energia podem ser evitados e um campo de pouso de emergência pode ser abordado com precisão com uma taxa de planeio de ca. 1: 1,5. Não há desvantagens para o DIAMONDcross ST em comparação com os dosséis cruciformes convencionais.

  3. O DIAMONDcross possui diferentes comprimentos de linha, o que faz com que as tiras do velame não fiquem em cima um do outro ao embalá-lo. Essa diversificação causa uma entrada de ar mais fácil ao abrir e, portanto, uma velocidade de abertura aumentada em comparação com os dosséis cruciformes convencionais. A embalagem do DIAMONDcross não é mais demorada ou complexa do que em um dossel cruciforme normal .

O superlight DIAMONDcross ST combina, assim, o baixo esforço de empacotamento dos dosséis redondos e cruciformes com a controlabilidade dos sistemas de resgate Rogallo. Para o DIAMONDcross, não há risco de um "plano descendente" imediatamente após o lançamento, o que é típico para os sistemas de resgate Rogallo, mesmo após a pré-frenagem, se eles abrirem com a parte superior para baixo.

O conceito do DIAMONDcross funciona sem pré-frenagem e, portanto, o sistema permanece muito fácil de manusear e é confiável.

Outros aspectos de segurança:

  • Não há riscos em potencial devido à dirigibilidade: a torção das linhas, que geralmente é inevitável ao usar um sistema de resgate controlável, não causa riscos especiais. O DIAMONDcross ST também pode ser controlado em condições torcidas. A marcação em vermelho na cabeça frontal indica claramente a direção do vôo do piloto.

  • Nenhum risco pode surgir por tração excessiva ou pela não utilização das alavancas do freio. Não há risco de estol. Não é necessário puxar os freios durante o pouso, pois o velame já está aparado na taxa mínima de afundamento. A velocidade de avanço também reduz significativamente o risco de compressão da coluna durante o pouso.

  • As longas linhas de suspensão do DIAMONDcross e a forma simétrica do velame reduzem o risco de causar um colapso no sistema de resgate e no planador.

  • O movimento para frente e a baixa taxa de afundamento reduzem, além disso, o risco de deslizamento lateral entre o sistema de resgate e o planador, e, portanto, maiores taxas de afundamento.

  • Uma fase de estol curto do DIAMONDcross após a abertura impede a formação de uma posição "downplane". O DIAMONDcross funde-se sem a ajuda do piloto após uma curta fase de estol independente, em um voo fácil, muito estável e sem giro.

  • O design especial do contêiner interno, otimizado com a ajuda do instrutor G-Force de Tom Grabner, garante uma implantação segura do DIAMONDcross, com pouco esforço necessário. Especialmente no que diz respeito às direções inconvenientes ao implantar o sistema de resgate. Portanto, é absolutamente recomendável usar o contêiner original aprovado com o sistema de resgate e adaptar a alça de resgate do arnês ao contêiner por uma empresa de serviço autorizada.

  • O contêiner interno possui um espaço separado para as linhas de suspensão. O velame só será implantado após a relação de aspecto das linhas de suspensão, o que permite uma abertura rápida e controlada. O risco de uma gravata do sistema de resgate e planador é, portanto, reduzido.

  • O dossel cruciforme superluz do designer de produtos de Charly, Tom Grabner, foi registrado para patente e certificado em quatro tamanhos.

Peso * (kg) Certificação Valor volumétrico (ccm) Superfície plana (m²) Velocidade da pia (m / s) Máx. carga (kg)
DC ST LIGHT 100 1,17 EN, LTF 3900 25,2 4,7 (100 kg)  3,6  (70 kg) 100
DC ST LIGHT 125 1,39 EN, LTF 4700 30,7 4,5 (125 kg)  3,5  (85 kg) 125
DC ST LIGHT 160 1,78 EN, LTF 5300 41,0 4,5 (160 kg)  3,5  (110 kg) 160 
DC ST LIGHT 220 2,25 EN, LTF 7300 59,2 4,5 (220 kg) 3,5  (160 kg)  220

Perguntas frequentes

Preciso desconectar meu planador ao abrir o DIAMONDcross?

Não.

Embora se o piloto reagir de maneira passiva, o DIAMONDcross funcionará perfeitamente. O risco de um deslizamento lateral é muito baixo para um DIAMONDcross. No entanto, o planador deve ser desconectado - se possível - de todos os sistemas de resgate, independentemente de serem direcionáveis ​​ou não. A desconexão pode ser feita separando o planador do mosquetão, pois nesse caso, um sistema de separação automática para o sistema de velocidade é absolutamente essencial. Outras oportunidades são mosquetões de separação rápida ou o corte das linhas principais por meio de uma faca.
Com os mosquetões Finsterwalder Quick-Out, a desconexão é muito simples.

Como você não pode fazer declarações gerais sobre como o planador reage após a implantação do resgate e todo sistema de resgate é sempre influenciado pela resistência residual do planador, uma desconexão completa do planador pode ser apenas uma vantagem - também se uma desconexão não for absolutamente necessário para o DIAMONDcross.

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